A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por pacientes brasileiros. A possibilidade de remodelar o corpo através do procedimento é interessante para quem tem gordura localizada e se sente incomodado com seu contorno corporal. Pode ser feita em diversas partes do corpo que apresentam a gordura localizada, como abdômen, flancos, dorso do tórax, culotes, face interna das coxas, joelhos e braços. Para a combinação entre várias áreas, pode ser necessário dividir a cirurgia em duas ou três etapas.
O que precisa ficar claro é que a lipoaspiração não é uma forma rápida de perder peso, nem um tratamento para a obesidade, e não substitui a prática de atividade física e bons hábitos alimentares. Em alguns casos, a cirurgia é um complemento à perda excessiva de peso, sendo usada, principalmente, para remodelar áreas específicas do corpo, remover a sobra de depósitos de gordura, melhorar os contornos do corpo e a proporção.
Como é feita a lipoaspiração?
Primeiramente, é infiltrada uma solução composta, principalmente, por soro fisiológico e adrenalina – para diminuir as chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico. As cânulas são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo abaixo da pele), de onde aspiram – através de um sistema de vácuo – a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião.
A lipoaspiração pode sim reduzir as medidas. Porém, é indicada somente para retirar a gordura localizada, não para o emagrecimento. A retirada máxima de gordura estabelecida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) é de até 7% do peso da paciente.
Em geral, as cicatrizes da lipoaspiração são pequenas e em regiões do corpo de difícil visualização.
Uma das principais preocupações das pacientes é em relação a manter o resultado. Se a paciente não cuidar da manutenção do seu peso, a gordura localizada pode voltar a aparecer. O ideal é manter os resultados através da combinação de uma alimentação balanceada com a prática de exercícios físicos.