Abdominoplastia

O que é abdominoplastia?
Procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para conquistar, através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen frouxo e flácido. As causas mais comuns dessas situações incluem:

• Gravidez;
• Envelhecimento;
• Oscilações significativas no peso;
• Hereditariedade;
• Cirurgia prévia.

A abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

O que a abdominoplastia não vai fazer
A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou programa adequado de exercício físico. Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas em áreas de pele adicional que será removida, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo.

O que esperar da consulta
O sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico dependem de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

Esteja preparado para discutir
• A razão pela qual quer se submeter à cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado;
• Condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos prévios;
• Uso atual de medicamentos, vitaminas, fumo, álcool e drogas;
• Cirurgias prévias.

O cirurgião também poderá
• Avaliar seu estado geral de saúde e todas as condições preexistentes de saúde ou fatores de risco;
• Tirar fotos para seu prontuário médico;
• Discutir suas opções e recomendar um tratamento;
• Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Preparando-se para a cirurgia
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
• Fazer exames de laboratório ou avaliação médica,
• Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
• Parar de fumar bem antes da cirurgia,
• Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Instruções especiais
• O que fazer na noite anterior e na manhã da cirurgia (tempo de jejum, medicamentos, banho);
• O uso de anestesia durante o procedimento;
• Cuidados pós-operatórios.

Instruções pré-operatórias
• Suspender cigarro e anticoncepcional de acordo com a orientação médica;
• Aproximadamente uma semana antes da cirurgia, evitar ingerir Ginkgo Biloba, ômega 3 e alho, que aumentam o sangramento cirúrgico);
• Não tomar aspirina (AAS)
• Beber de 2 a 3 litros de líquidos por dia;
• Evitar bebida alcoólica;
• Faça exercícios físicos leves (30 minutos de caminhada) e evite alimentos gordurosos;
• Respeite suas horas de sono e evite alimentação pesada antes de dormir;
• Não faça viagens longas na véspera da cirurgia;
• No dia do procedimento, o jejum deve ser de 8h, inclusive de água.

Instruções para o dia da cirurgia
•
Tricotomia (depilação) total da região de púbis e vagina;
• A manutenção ou não dos medicamento de rotina deve ser combinada com o médico;
• Liberado o uso de esmaltes claros;
• Não lavar a cabeça antes do procedimento;
• Apresentar ao médico os exames pré-operatórios;
• Retirar brincos, piercing e qualquer objeto de metal;
• Coloque roupas práticas de tirar e colocar;
• Qualquer dúvida pode ser tirada com o médico antes da cirurgia;
• O procedimento dura em torno de 2h30 a 3h;
• Logo após o procedimento, o paciente já pode ingerir líquido e a dieta prescrita.

Informações após a alta hospitalar
• O paciente permanece no hospital, em observação, em torno de 4 a 6 horas;
• Ao ser liberado, o paciente recebe orientações sobre sua alimentação, que deve ser rica em proteínas, frutas e verduras, e pobre em gorduras;
• Para evitar trombose, recomenda-se caminhadas regulares e a ingestão de líquidos (3 litros ao dia);
• Usar meia específica por uma semana;
• Evite esforços físicos até a liberação do médico;
• A exposição ao sol geralmente é liberada após 3 meses;
• Andar curvada e com os joelhos curvados por 10 dias. Ao dormir, colocar 2 travesseiros na cabeça e um embaixo da coxa para não estirar a ferida do abdômen. Dormir apenas com barriga para cima por 30 dias;
•
Dor leve, equimose (roxo), algum sangramento e edema (inchaço) nos primeiros dias são normais;
• Febre acima de 38°C deve ser comunicada ao médico;
• Nesse período, lembre-se de que o uso de antibiótico pode diminuir a eficácia do anticoncepcional.

Quando retornar ao médico
1° Retorno: entre o 3° – 6° dia (limpeza da ferida)
2° Retorno: entre 7° – 10° dia (limpeza e retirada do dreno e alguns pontos)
3° Retorno: entre 14° – 20° (retirada dos pontos do umbigo)
O próximo retorno é por volta de 1 mês após a cirurgia
Dirigir, relação sexual e academia dependem da recuperação individual de cada paciente. Normalmente, com 25 dias já é possível.

Riscos e informações de segurança
A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem terá de decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da cirurgia são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Possíveis riscos da cirurgia
• Cicatrizes desfavoráveis;
• Sangramento (hematoma);
• Infecção;
• Acúmulo de líquido (seroma);
• Riscos anestésicos;
• Má cicatrização;
• Necrose da pele;
• Dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele;
• Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado;
• Assimetria;
• Deiscência (reabertura de uma ferida previamente fechada);
• Necrose do tecido adiposo;
• Danos em estruturas mais profundas, tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões;
• Dor que pode perdurar;
• Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;
• Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou causar irritação que exija sua remoção,
• Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.

Você precisa de ajuda
Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, durante a primeira noite, após a cirurgia.

O que acontece durante a cirurgia?
Procedimento cirúrgico
Etapa 1- Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – Incisão
O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia requer uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo. A forma e o comprimento da incisão serão determinados pelo grau de correção necessário. Através desta incisão, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados, enquanto o excesso de gordura, de tecidos e de pele são removidos. Uma segunda incisão, em torno do umbigo, pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen.

Etapa 3 – Fechando as incisões
Suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes são usados para fechar as incisões na pele.

Etapa 4 – Resultados
O procedimento de abdominoplastia irá resultar em um contorno abdominal mais suave e tonificado, ficando mais proporcional com o seu tipo de corpo e peso.
Os resultados finais podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço e por sua incapacidade de ficar totalmente na vertical até que a cicatrização interna seja finalizada. Dentro de uma semana ou duas, você poderá ficar totalmente em pé e estará mais confiante com o seu novo perfil.

Recuperação pós-operatória
Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e você pode ser envolto em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Você receberá instruções específicas que podem incluir
Como cuidar do local da cirurgia e dos drenos, os medicamentos que têm de aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cicatrização e reduzir o risco de infecção, e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico.

Cirurgias abdominais prévias podem limitar os resultados potenciais de uma abdominoplastia. Em mulheres que se submeteram à cesariana, as cicatrizes existentes podem, muitas vezes, ser incorporadas à nova cicatriz.

Glossário
• Abdominoplastia: Procedimento cirúrgico para corrigir o excesso de pele flácida sobre o abdômen.
• Diástase: Condição em que os músculos abdominais se separaram.
• Anestesia geral: Drogas e/ou gases utilizados durante a cirurgia para aliviar a dor e diminuir a consciência.
• Hematoma: Acúmulo de sangue abaixo da pele.
• Sedação intravenosa: Sedativos administrados por injeção na veia para ajudar a relaxar.
• Lipoaspiração: Procedimento em que se aspira gordura por debaixo da superfície da pele.
• Anestesia local: Medicamento injetado diretamente no local de incisão durante a cirurgia para aliviar a dor.
• Suturas: Pontos utilizados pelos cirurgiões para manter a pele e o tecido unidos.

Sim, o dreno que fica na região do púbis é usado para drenar a secreção do pós-operatório. Não causa dores nos pacientes e normalmente retira-se entre 7-10 dias.

A retirada dos pontos é realizada entre 7 e 14 dias.

A cicatriz resultante localiza-se horizontalmente logo acima dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdômen a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar disfarçada sob as roupas de banho.

Não. O seu próprio umbigo será reposicionado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que haverá uma cicatriz circundando o umbigo.

Você poderá ter filhos normalmente. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado. Aconselhamos, entretanto, que tenha todos os filhos programados antes de se submeter a essa cirurgia.

Não. Uma abdominoplastia de evolução normal não deve apresentar muita dor. O que ocorre é que os pacientes devem ficar numa posição curvada no pós-operatório, e isso gera um certo desconforto, principalmente nas costas, nos primeiros 3 dias.

Após o segundo mês, o edema vai diminuindo gradativamente, e o resultado vai ficando cada dia melhor. O resultado final geralmente é atingido após 8-12 meses.