Bichectomia

O que é bichectomia?
A Bola ou Bolsa de Bichat (em homenagem ao anatomista francês que primeiro o descreveu) é um compartimento de gordura que se estende quase que ao longo de toda a superfície lateral do rosto, em plano profundo, desde a têmpora até próximo à mandíbula. Muitas vezes, ela é responsável pelo aspecto arredondado do rosto, que dá a impressão de uma face mais “gordinha”. A bichectomia é o nome dado à retirada cirúrgica de parte desse compartimento de gordura, visando a afinar o contorno facial.

Para quem a cirurgia é indicada
Isso vai depender estritamente da avaliação médica. Em princípio, homens e mulheres poderiam se beneficiar, estando desaconselhado para pacientes abaixo dos 16-18 anos ou fora do peso ideal.

Como é realizada e os riscos da cirurgia
Para garantir um procedimento mais seguro e rápido, o acesso é feito por meio de pequena incisão na cavidade oral.
Quanto aos riscos, eles são os comuns a qualquer procedimento cirúrgico (sangramento, infecção), além dos relacionados às peculiaridades locais. A região de acesso na cavidade oral fica perto do óstio do ducto parotídeo (por onde a saliva – secretada pela glândula parótida – chega à boca) e a ramos bucais do nervo facial (responsáveis pela movimentação de parte da musculatura da boca), o que poderia favorecer lesão inadvertida destas estruturas. Também são necessários cuidados com a proteção da via aérea.

Sua satisfação vale mais que os custos da cirurgia.
Ao escolher um cirurgião plástico, lembre-se de que a experiência profissional do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

A retirada da gordura das bochechas, faz com que a parte inferior ou baixa do rosto, fique mais fina, delicada e retangular – características típicas de um rosto atraente. A retirada da Bola de Bichat, causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e rosto mais fino.

Muitas pessoas não gostam do formato do rosto, porém têm medo de perder as “covinhas das bochechas” após a cirurgia. A “covinha” das bochechas é causada pela inserção dos músculos que fazem a mímica da boca, os quais não são alterados. Sendo assim, se observarmos fotos de bichectomia antes e depois, vemos que não há alteração nas covinhas. A bichectomia não altera a “covinha” das bochechas!

Nos casos em que a assimetria do rosto é causada por diferenças na quantidade da gordura de Bichat, a cirurgia de bichectomia pode ATENUAR a assimetria.Infelizmente, na maioria dos casos, as assimetrias do rosto não costumam ser causadas apenas pela gordura de Bichat, havendo alteração óssea e dos demais tecidos moles do rosto. O fundamental é que isso seja avaliado pelo cirurgião plástico para que não se criem expectativas frustradas para quem busca um rosto mais simétrico.