O que é o peeling químico?
O peeling químico é um tratamento muito utilizado para descamar a pele e, consequentemente, eliminar possíveis manchas e cicatrizes. Essa substituição da pele é realizada com ácidos, e o resultado é a regeneração completa. Existem diferentes tipos de peeling, indicados para atingir diferentes profundidades de lesão.
O resultado de cada tratamento é proporcional à profundidade atingida, e é o médico quem vai determinar o tratamento mais indicado para cada caso. No geral, os efeitos esperados são: melhora da textura da pele, suavização de sardas e manchas irregulares, eliminação de dano solar (inclusive lesões pré-cancerosas e rugas finas) e diminuição das cicatrizes de acne.
Como agem os peelings químicos
Soluções químicas são cuidadosamente aplicadas na pele para melhorar a textura, removendo camadas exteriores danificadas. Os produtos químicos mais usados são fenol, ácido tricloroacético e ácidos alfa-hidróxidos. Cada um tem uma finalidade diferente. A fórmula utilizada pelo seu médico será ajustada para atender às suas necessidades específicas. Embora peelings químicos sejam utilizados principalmente na face, também podem ser usados para melhorar a pele no pescoço e nas mãos.
Peeling químico superficial
O peeling químico superficial é indicado para quem apresenta pigmento irregular, ressecamento, acne ou rugas superficiais. Este tipo de peeling remove apenas a camada exterior da pele (epiderme) com uma esfoliação leve, resultando num brilho saudável. Geralmente, são utilizados uma combinação de ácidos alfa-hidróxidos e beta-hidróxidos, tais como ácido glicólico, ácido láctico, ácido salicílico e ácido maleico.
Peeling químico médio
Nesse tipo de peeling, são tratadas cicatrizes de acne, rugas mais profundas e tonalidade desigual da pele. Os produtos químicos utilizados para este tipo de peeling irão remover as células epiteliais tanto da camada exterior da pele (epiderme) quanto da parte superior da sua camada média (derme). O médico irá utilizar o ácido tricloroacético, eu pode ser combinado com o ácido glicólico.
Peeling químico profundo
Rugas faciais profundas, pele danificada pelo sol, cicatrizes, áreas com aparência manchada ou até mesmo lesões pré-cancerígenas podem ser tratadas pelo peeling profundo. A substância usada precisa ser mais forte: é o fenol. Por isso, é necessário anestesia para realização do procedimento. Por ser mais intenso, o peeling químico profundo requer um tempo de recuperação maior. Geralmente,o paciente pode retornar às atividades normais duas semanas após o tratamento.