O que é a técnica de preenchimento dérmico?
Preenchimentos cutâneos injetáveis são usados para aumentar lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência das cicatrizes.
O que são preenchimentos dérmicos?
Se você deseja restabelecer a plenitude da juventude em seu rosto, aumentar os lábios, melhorar contornos superficiais ou suavizar os vincos e rugas faciais, os preenchimentos cutâneos podem ser a resposta. Os preenchimentos cutâneos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting cirúrgico, sem o período de inatividade. Embora possam ajudar com a flacidez da pele em excesso, estes preenchimentos faciais adicionam volume e apresentam resultados imediatos, a um custo menor que a cirurgia. Estes tratamentos não são permanentes, no entanto, podem ser repetidos.
Alguns preenchimentos cutâneos são usados juntamente com demais tratamentos de rejuvenescimento, tal como injeção de toxina botulínica. O preenchedor pode ser aplicado nas várias camadas da pele, dependendo da necessidade e da profundidade da ruga a ser preenchida. O preenchimento pode ser realizado na derme superficial, derme profunda, subcutâneo ou justa-ósseo. Seu cirurgião plástico irá avaliar o seu caso e recomendar o tratamento adequado às suas necessidades e expectativas.
Veja como funciona
O preenchimento de rugas pode ser dividido em três categorias: temporária, que é a que fazemos na clínica, semipermanente (parcialmente reabsorvido) e permanente.
Temporária
O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada em seu corpo. Concentrações elevadas são encontradas em tecido conjuntivo mole e no fluido que circunda os olhos. É encontrado, também, em algumas cartilagens e fluidos articulares, assim como no tecido da pele. Se o nome soa familiar, é porque a mesma substância é frequentemente injetada nas articulações de pessoas com artrite para aliviar a dor. O ácido hialurônico não é derivado de origem animal. A duração do preenchimento varia de 12 a 18 meses, sendo necessária uma nova aplicação após este período. Muito utilizado para o preenchimento dos sulcos nasogenianos e para aumento dos lábios, o ácido hialurônico também apresenta uma forma mais fluida, para aplicação em rugas finas, como aquelas ao redor dos olhos ou dos lábios. As marcas incluem: Rennova, Emervel, Belotero, Hylaform, Juvederm, Voluma, Perlane, Perfecta e Restylane.
Uma outra linha de preenchedores busca o estímulo à produção de colágeno pelo organismo, que será o responsável pelo preenchimento das rugas. Entre eles estão o ácido polilático (Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse).
A hidroxiapatita de cálcio, o mais denso dentre os preenchimentos faciais, é encontrada naturalmente no osso humano. Este composto mineral é muito utilizado, principalmente, para preenchimento em planos profundos como aumento e projeção da região malar (maçã do rosto), contorno mandibular, projeção do mento (queixo) e, recentemente, tem sido muito utilizado, associado ou não, ao uso de lasers para o rejuvenescimento das mãos.
Microesferas de cálcio são suspensas num gel à base de água. O tempo de permanência no organismo fica em torno de 18 meses, sendo este considerado um preenchedor de média duração. As marcas incluem: Radiesse, Radiance.
O ácido polilático é um material sintético. Quando injetado, estimula a produção de colágeno do próprio corpo. Esta substância dá bons resultados quando aplicada na metade inferior do rosto para preencher as linhas causadas pelo riso, aumentar os lábios e preencher sulcos nasolabiais profundos. Esta substância é diferente dos demais preenchimentos dérmicos, pois não produz resultados imediatos. Diferentemente, ela estimula a produção de colágeno, assim, os resultados aparecem gradualmente ao longo dos meses. O tempo de duração vai variar a cada paciente, mas o tempo médio é de 2 anos. As marcas incluem: Sculptra, New-Fill.
Semipermanente
Autoenxertia (Lipoenxertia)
Uma variação das técnicas de preenchimento é o autoenxerto de gordura, na qual retira-se gordura de uma área do corpo em que esteja em excesso (através de lipoaspiração) e injeta-se sob a ruga, no subcutâneo, elevando-a.
Gordura humana, também conhecida como gordura autóloga, é colhida a partir de seu próprio corpo. Usar sua própria gordura requer um procedimento mais extenso que os demais procedimentos de preenchimento injetável, pois, primeiramente, você deve se submeter à lipoaspiração, para extrair gordura antes da injeção. Elimina-se o risco de reação alérgica ou rejeição pelo corpo, quando se utiliza a própria gordura. É sabido que nem todas as células vivas de gordura sobrevivem quando transplantadas para um novo local. Pode-se esperar uma taxa bastante elevada de reabsorção. Uma parte da gordura injetada é reabsorvida, porém boa parte dela permanece definitivamente no local. A princípio, pode ficar com aparência anormal, mas, logo, recupera a aparência normal e você desfrutará de um novo visual.
Permanente
Realizado com o uso do Metacrilato (PMMA), produto derivado do acrílico, que promete resultados imediatos e permanentes, além de ser, em forma geral, mais acessível que o ácido hialurônico. Porém, apesar do aparente benefício, esse produto está relacionado a sérios efeitos colaterais e à alta chance do procedimento não ser bem sucedido. Por isso, não realizamos esse tipo de procedimento ou apenas realizamos em casos muito específicos. Riscos do PMMA: endurecimento, migração, deformação, infiltração, alergia e necrose.
O que acontece durante as injeções de preenchimento dérmico?
Primeiramente, o cirurgião irá ouvi-lo considerando os resultados que almeja e, em seguida, avaliará a sua aparência facial e o tom de pele, observando as áreas de seu rosto a serem aumentadas com preenchimento cutâneo.
Mapear uma estratégia
Em seguida, o cirurgião irá marcar pontos estratégicos no seu rosto que servirão como guia para localizar os pontos apropriados para aplicar a injeção de preenchimento.
Limpar a área
Os locais de injeção serão limpos com um agente antibacteriano. Em seguida, um anestésico tópico será usado para anestesiar a área, especialmente se você é sensível a injeções. Em alguns casos, o material de preenchimento inclui anestésico na mistura.
Injeção
A aplicação das injeções levará, apenas, alguns minutos no total, e apenas alguns segundos por local.
Limpar e aplicar gelo
As marcas serão lavadas e lhe será dada uma bolsa de gelo para reduzir qualquer desconforto temporário. Neste momento, você poderá usar maquiagem, no entanto, tome cuidado para não pressionar as áreas tratadas, pois pode resultar na movimentação do preenchimento.
Informação importante sobre cicatrizes e linhas profundas
Estas áreas, muitas vezes, requerem injeções múltiplas para se obter o resultado desejado. Se necessária a aplicação mais profunda de injeção, será utilizado anestésico local. Os locais mais comuns que requerem preenchimento mais profundo do tecido são as pregas nasolabiais e as linhas de marionete, bem como para melhorar o volume das bochechas.
Considerações especiais, riscos e recuperação
Não há inatividade quando são realizados procedimentos com preenchimento cutâneo. Você pode retomar a maioria das atividades imediatamente. Lembre-se de não esfregar a área tratada de modo que o material de preenchimento permaneça intacto. É provável que haja um pouco de inchaço ou hematomas que, no entanto, desaparecem em poucos dias. Se você optar por gordura humana como preenchimento, a princípio, você vai notar uma aparência “mais cheia”. No entanto, dentro de algumas horas ou, em alguns casos, alguns dias, esta aparência desaparece. Para algumas pessoas, esta aparência “mais cheia” pode perdurar durante algumas semanas. Preenchimentos que são derivados de origem que não seja humana requerem teste de alergia de pré-tratamento.
Riscos do uso de preenchimentos
• Acne;
• Anticorpos, ou rejeição ao material de preenchimento, podem reduzir a eficácia de injeções futuras;
• Assimetria;
• Sangramento;
• Hematomas;
• Preenchimento contendo microscópicas substâncias granulares, em particular de hidroxiapatita de cálcio, pode aglomerar como resultado do movimento da face ou do seu processo de envelhecimento natural. Com o passar do tempo, estes aglomerados podem se transformar em caroços ou nódulos. A cirurgia remove os caroços;
• Infecção no local da injeção;
• Coceira;
• Migração do material de preenchimento para longe do local original;
• Necrose (morte da pele);
• Vermelhidão;
• Erupção cutânea;
• Sensibilidade da pele;
• Inchaço;
• Dormência temporária;
• Paralisia temporária dos músculos faciais;
• Sub ou sobrecorreção de rugas.
A longo prazo
É importante saber que preenchimentos dérmicos não são permanentes. Mesmo a categoria semipermanente, eventualmente, exige retratamento. A forma como o rosto envelhece e absorve o preenchimento determinará o tempo de se submeter a um novo procedimento. Se você decidir por não se submeter a um novo tratamento, sua aparência retornará à condição original. Rugas e cicatrizes voltarão e os lábios perderão volume.
Resultados
Preenchimento dérmico injetável pode aumentar o volume de lábios finos, melhorar contornos superficiais, suavizar rugas faciais, eliminar rugas e melhorar a aparência de cicatrizes.
Preenchimento dérmico é recomendado para mim?
Preenchimentos dérmicos são excelentes para rejuvenescer a aparência da face, mas não param o processo de envelhecimento. Se você quiser uma solução permanente, converse com seu médico sobre facelift e lift de sobrancelhas.
Algumas pessoas optam pelo facelift líquido, até que um lifting cirúrgico seja mais apropriado. É uma ótima maneira de ver algumas mudanças e melhorias em sua aparência tal como a redução de rugas da testa, até que esteja pronto para uma opção cirúrgica permanente. Lembre-se, é preciso se submeter a retratamento com preenchimento dérmico, tal como tratamento antirrugas, para manter a aparência rejuvenescida.
Qual o custo do procedimento?
Os honorários de um cirurgião podem variar com base em fatores como a sua experiência, entre outros.
O custo pode incluir:
• Honorários do cirurgião e equipe;
• Custos hospitalares e do centro cirúrgico;
• Honorários do anestesista.
Custos extras (a cargo do paciente)
• Medicamentos prescritos;
• Exames médicos.
Sua satisfação vale mais que os custos da cirurgia
Ao escolher um cirurgião plástico para realizar este procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.