Como é a cirurgia de prótese de panturrilha?
A espessura e o volume das panturrilhas são características individuais e genéticas. Por isso, nem sempre é possível conseguir a aparência desejada apenas com exercícios. Nesses casos, pode ser usada a prótese de silicone, que proporciona mais harmonia entre coxas e pernas.
Preparando-se para a cirurgia
Previamente à cirurgia, pode ser necessário
• Fazer exames laboratoriais ou avaliação médica;
• Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
• Parar de fumar com bastante antecedência;
• Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
A cirurgia
A incisão é feita na prega posterior do joelho. A prótese em geral é colocada na face medial da panturrilha (parte de dentro da perna), mas pode ser colocada também na parte lateral (de fora). A prótese de silicone utilizada na panturrilha tem características específicas. Seu formato é alongado, para se adequar à panturrilha, e a consistência é bem mais firme do que a da prótese de mama. O tempo de durabilidade da prótese varia entre cada paciente. No geral, só há necessidade de troca se houver ruptura.
A cirurgia é feita sob anestesia peridural com sedação ou anestesia geral. O paciente recebe alta no mesmo dia.
Complicações
Apesar de muito raras, podem ocorrer: infecção, hematoma, seroma, alteração da cicatrização, trombose, extrusão da prótese.
Pós-operatório
O paciente deverá fazer curativos diariamente, durante pelo menos três semanas. Recomenda-se ainda o uso de meias elásticas para reduzir o edema e melhorar o retorno venoso. Deve-se evitar de andar muito e subir escadas. É comum um pouco de dor nas primeiras 48 horas, mas ela é controlada com anti-inflamatórios e analgésicos.
A maioria das pessoas retorna ao trabalho dentro de uma semana. É recomendado o uso de meia de compressão durante dois meses.
Resultados
O resultado definitivo de qualquer cirurgia plástica ocorre geralmente após 6 meses de sua realização, devido ao amadurecimento da cicatriz. Porém, com dois meses a forma já estará praticamente pronta.
Qual o custo da cirurgia?
O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os honorários de um cirurgião podem variar com base em fatores como a sua experiência, entre outros.
O custo pode incluir
• Honorários do cirurgião e equipe;
• Custos hospitalares e do centro cirúrgico;
• Honorários do anestesista.
Custos extras (a cargo do paciente)
• Medicamentos prescritos;
• Malhas pós-operatórias;
• Exames médicos.