Cirurgia íntima

O que é a cirurgia íntima?
Muitas mulheres não se sentem satisfeitas com a aparência íntima, ou mesmo sofrem com dores e desconfortos na região. A cirurgia íntima pode ser a solução para devolver a autoestima e a qualidade de vida às mulheres.

Condições tratáveis
A cirurgia plástica íntima corrige diversos problemas, como: hipertrofia dos lábios vaginais, o alargamento do canal vaginal, o escurecimento da mucosa vaginal, a flacidez do púbis, a aparência do Monte de Vênus, entre outros.

A cirurgia é indicada para mim?
O procedimento cirúrgico é indicado para todas as mulheres que se incomodam ou sentem dores e desconfortos por conta de alterações estéticas e fisiológicas na região vaginal.

Bons candidatos à cirurgia
•
Indivíduos saudáveis, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
• Não fumantes;
• Indivíduos com perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia;
• Indivíduos sem condições oculares graves.

Informe ao seu médico seus problemas de saúde
•
Doenças nos olhos, tais como glaucoma, olho seco ou descolamento de retina;
• Distúrbios da tireoide, tais como a disfunção de Graves, hipo ou hipertireoidismo;
• Doenças cardiovasculares, pressão alta ou demais problemas circulatórios ou diabetes.

Esteja preparado para discutir
•
A razão pela qual quer se submeter à cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado;
• Condições médicas, alergias medicamentosas anteriores e tratamentos médicos prévios;
• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;
• Cirurgias prévias.

O cirurgião também poderá
•
Avaliar seu estado geral de saúde e todas as condições preexistentes de saúde ou fatores de risco;
• Tirar fotos para seu prontuário médico;
• Discutir suas opções e recomendar um tratamento;
• Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Você vai precisar de ajuda
Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, durante a primeira noite, após a cirurgia.

Instruções especiais
•
O que fazer na noite anterior e na manhã da cirurgia (tempo de jejum, medicamentos, banho);
• O uso de anestesia durante o procedimento;
• Cuidados pós-operatórios.

Instruções pré-operatórias
O sucesso do procedimento dependerá muito do seu comportamento antes e depois da cirurgia. Por isso, siga corretamente as orientações do seu cirurgião:
• Respeite os horários de internação e de jejum;
• Informe ao seu médico qualquer ocorrência anormal física ou psicológica;
• Não use maquiagem, esmalte escuro, brincos, colares e outros acessórios;
• Não use maquiagem no dia da internação;

• Evite o uso de brincos, alianças e outros acessórios;
• Nos dias que antecedem a cirurgia, evite fumar, ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas.

Informações após a alta hospitalar
Se a região apresentar edemas, isso é normal. Para aliviar os sintomas e também ajudar no processo de cicatrização, você deve:
•
Fazer compressas geladas de soro fisiológico;
• Manter uma alimentação equilibrada, evitando gorduras e açúcares;
Evite exposição ao sol;
• Durante o período recomendado pelo seu médico, não mantenha relações sexuais;

Riscos e informações de segurança
A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem terá de decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da blefaroplastia são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Faça perguntas
É muito importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico sobre o procedimento cirúrgico. É natural que sinta um pouco de ansiedade, seja expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir esses sentimentos com seu cirurgião plástico.

Sim, pode ocorrer perda da sensibilidade local, mas geralmente ela é  transitória. Ressalta-se que o maior responsável pela sensibilidade sexual (clitóris) não é manipulado durante o procedimento cirúrgico e, portanto, não apresentará alteração.

Após o 3º mês já teremos um resultado praticamente definitivo, porém o resultado final poderá ser observado somente após 12 meses.

As cicatrizes ficam “camufladas” na borda dos grandes ou pequenos lábios. Também podem ficar escondidas pela pilificação local. Os pontos são dados com fios absorvíveis (ou seja, não é necessário retirá-los no consultório).